Resenha: Noite Sombria

18:55


Laura Cruz acabou de perder o emprego e o sonho de independência parece longe mais uma vez. Com a autoestima abalada, ela decide fazer uma tatuagem e sair para curtir uma noite com sua melhor amiga a fim de espairecer e pensar melhor em quais serão os seus próximos passos. O que não imaginava é que essas duas simples decisões poderiam mudar toda a sua vida.Um encontro inusitado a leva a descobrir que sua tatuagem não é um simples desenho, como ela acreditava, e sim o símbolo de uma raça antiga e extremamente poderosa. Marcada pela magia dos Vantaecs, Laura vê o mundo mudar diante de seus olhos e acaba ingressando numa aventura sobrenatural inimaginável. Sem saber exatamente qual o seu papel diante da sociedade da magia, ela se depara com uma série de assassinatos ritualísticos envolvendo disputa por poder, traições e muitos perigos.Não podendo confiar em ninguém e com a difícil responsabilidade de ser a última Vantaec, Laura terá que lutar com todas as suas forças para deter o mal. Ela descobrirá, em uma noite sombria, o quão poderosa pode ser.


Laura Cruz acaba de perder seu emprego em uma grande editora que trabalhava. Ela então viu o seu mundo desmoronar, principalmente por não ter mais a independência que sempre teve. Ela morava com os seus pais, no qual iriam se mudar, mas não poderiam deixar a filha desempregada sozinha. Teriam que ir quando ela tivesse condições de morar sozinha, é claro!

Laura no começo do livro tem sonhos estranhos, acorda suada e ofegante, mas com alívio de ter acordado. Um pesadelo que há muito tempo atormenta algumas de suas noites.

Tentando sair do cotidiano, Laura resolve fazer sua primeira tatuagem com parte do dinheiro que recebe ao ser demitida. O desenho que ela queria tatuar em sua nuca foi encontrado em um livro que ela leu, no qual chegou sem remetentes em sua casa, apesar disso ela acredita que quem enviou foi seu avô. O símbolo era uma lua, uma elipse que simulava o sol, uma linha ondulada que é o mar e cinco pontinhos que representava cinco elementos: terra, fogo, água, ar e magia. Um pequeno e lindo desenho que ela encontra e logo amou, apesar de não saber o significado do símbolo.

Laura é o tipo de protagonista em que nos apegamos tanto que podemos sofrer uma pequena ressaca literária por amar tanto um livro só. Ela é uma pessoa que fala o que pensa sem se importar com o que vão achar, mas apesar disso é muito querida por todos.


Cansada e deprimida, Laura aceita ter um dia para comemorar o seu aniversário com sua amiga, mesmo com meses de atraso. Ana passou a tarde toda arrumando Laura, para então curtirem a noite em um clube novo.


Na terceira semana minha vida realmente mudou, bem que diziam sobre a lei de Murphy, se há uma possibilidade das coisas darem errado, todas darão.

Laura e Ana bebem e curti muito a noite. Após Ana "trocar" a amiga por um cara desconhecido e atraente, Laura vai para a pista de dança e conhece um cara que provavelmente estava a paquerando. E após uma pequena conversa e um beijo roubado ela não se lembra mais de nada que aconteceu.

Ela acorda em um quarto desconhecido e lá está ele... Alan, o cara com quem ela se divertiu na noite passada. O problema é que ela não se lembra de nada do que rolou entre eles na noite passada a não ser do beijo. Ele se assusta com a tatuagem de Laura e para a surpresa dela não é a tatuagem de sua nuca, mas havia uma grande árvore cheia de símbolos estranhos em suas costas. Uma tatuagem que ela não havia feito e que não havia chances de ter sido feita durante o pouco tempo que ela ficou com Alan, pois era enorme e seria mais de duas sessões. Além de não está vermelha e nem doendo.

O pior de tudo é Alan querer saber de qual raça é Laura. Que? E ainda se dizer ser um feiticeiro e afirmar que ela não é tão humana quanto pensa. Laura de início acha que ele é louco e foge dele. Melhor enfrentar uma mãe furiosa do que um louco que se diz ser um feiticeiro, não.


A modernidade havia nos habituados a pensar que controlávamos tudo, não existia assunto que não pudesse ser explicado. a ciência e a tecnologia garantiam a todos uma realidade palpável, minuciosamente estudada e discutida. O que era deixado para trás, ficava ao cargo da filosofia e da fé explicá-los. E todas as suspeitas de algo não natural eram rotulados como fantasia, a imaginação exercendo seu poder.  Estávamos enganados.


Nada estava dando certo na vida de Laura. Alan aparece de surpresa na casa de Laura e sem escolhas ela o acompanha para conversarem. Primeiro ele faz um interrogatório sobre a vida pessoal de Laura, após isso diz ter uma magia vindo de dentro dela e diz que monstros que ela conhece de filmes podem aparecer para ela.

Laura a caminho de sua casa encontra uma linda garotinha, ou não. O que ela viu foi uma pequena garota se transformar em algo nada normal ou humano. Não é todo dia que uma pessoa encontra um monstro na esquina de um café.

Aos poucos, tudo vai se encaixando e Laura começa a não só acreditar, mas também fazer parte do sobrenatural. Ela descobre também que é a única da raça dos Vantaecs, uma raça inesperada e poderosa, apesar dela não se achar nada disso.

Graças aos céus, o livro não foca tanto o romance que Laura tem com Alan ou qualquer outra pessoa. Mas sim do sobrenatural cercado nessa história. A magia envolvida é diferente de qualquer outra fantasia que já li. É criativa, envolvente e assustadora.

O livro envolve todos os seres sobrenaturais que você já viu, desde anjos e demônios, até vampiros e Fadas. Cada um exercendo seu papel na história.

Outro ponto positivo na história é as diferenças sendo tratadas como uma coisa normal, que deveria ser assim na sociedade. Como a personagem lésbica super fofa e engraçada.

O que falar dos personagens em geral? Apesar de não conter apenas personagens bonzinhos na história, o livro nos passa grande emoção e apego aos personagens.

Como o livro é narrado em primeira pessoa, pela Laura, a autora faz com que o leitor acompanhe o ponto de vista da protagonista e isso foi um ponto forte desse livro. Por quê? Porque simplesmente somos ENGANADOS. O final é um tapa na nossa cara e tudo o que você pensa ser é completamente diferente.




VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM:

13 comentários


  1. Tenho muita curiosidade de ler esse livro, e lendo a resenha a curiosidade aumentou. Resenha 10. Parabéns. Abração!!!

    www.marcasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Não conhecia o livro, mas essa premissa sobrenatural me chamou a atenção.
    Fiquei curiosa com o final.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Michael,
    Já tinha ouvido falar desse livro e depois dessa resenha maravilhosa, quero muito ler pois gosto muito de histórias que envolvem seres sobrenaturais.
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li esse livro.. vou colocar na lista! Bjos!

    https://thaydreams.blogspot.com.br/2016/11/bolo-de-gengibre-e-canela.html

    ResponderExcluir
  5. Olá Michael
    Obrigada por sua visita no blog
    Ameeeei sua resenha e fiquei curiosa com o livro
    Gosto de protagonistas fortes daqueles com os quais nos identificamos e sentimos saudades quando o livro a acaba.
    Gostei desse negócio de misturar todos o sobrenatural rsrsrs e gostei da tatoo que a Laura fez depois que leu um livro
    Vou colocar o livro na minha lista dos desejados
    Quero conhecer a Laura e o Alan!
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?

    Só de ler a resenha já me arrepiei por completo. Estou aos poucos me abrindo para o terror e inclusive um livro da Arwen com a temática e adorei!
    Sua resenha me deixou com o coração na mão e cheia de curiosidade para o desenrolar da história. Adorei!

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros da Arwen são ótimos. Garanto que gostará de Noite Sombria. <3

      Excluir
  7. Oie!

    Amei sua resenha, o livro parece ser muito bom!

    Abraços...

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir