Resenha: MISTÉRIO NA CASA DA RUA SEVERIN, Volume 1

16:16


   A história se passa em fevereiro de 1987. É uma exposição das memórias de Érico Hurz, um jovem complicado que aos quatorze anos, em razão das últimas discussões com o pai, foi mandado para a casa de Bárbara Retten, sua tia, moradora da cidade de Caçador, Santa Catarina, para passar o restante do verão. Érico e a irmã Kethelyn, jovem de dezesseis anos que partiu com o irmão para as férias forçadas de 1987, conhecem os seus primos Brendon e Michael Retten, irmãos de doze e quatorze anos que escondem dolorosos maus-tratos de infância. Bárbara e os guris trabalhavam na lavoura do senhor Lhidvan Severin, austero polonês e detentor das grandes economias da cidade naquele tempo. Érico conhece a linda Abigail Bardini, grande amiga de seus primos e apaixona-se a primeira vista. Michael torna-se ''o elemento principal'' da obra por saber demais sobre os homicídios da família Severin. Tempos depois, ao perceber que é vigiado pelos fantasmas dos poloneses, o esquisito e oportunista Michael envolve os demais em um jogo urdido conduzindo-os diretamente à casa velha e abandonada da Rua Severin. Coisas estranhas e sobrenaturais começam a acontecer embrulhando-os cada vez mais dentro do mistério. Os jovens conseguirão descobrir quem foi o assassino cruel capaz de matar os Severin anos atrás?

   Hoje venho trazer a resenha do livro MISTÉRIO NA CASA DA RUA SEVERIN, Volume 1. O livro do Leonardo me deixou preso neste incrível, perigoso e assustador mistério até a sua ultima pagina.

   A obra, de inicio nos trás algumas observâncias do personagem - e autor - Érico Hurz. Eric nos conta sobre algo que aconteceu alguns anos atrás.






   Éric não tem mais uma boa relação com seu pai, no qual trai sua mãe. Ele tem medo de que sua mãe se machuque caso descubra essa traição, por isso não o  denunciou quando descobriu o ato.

   Toda a história acontece quando Éric briga na escola e é levado para a direção. Ele não só bate no garoto, mas quebra o nariz dele em uma atitude impensável. Como castigo o seu pai o manda para a casa de sua tia por um tempo. Sua irmã, achando que poderia ser algo como um passeio decide acompanhar o jovem Érico.

   "Aquele ônibus nos levou diretamente para a garganta de um espantoso mistério."

   Ao chegar em Caçador, Éric reencontra seus primos, nos quais não tinha visto há muito tempo. Na verdade, eles nunca foram próximos. As famílias só se encontravam às vezes, mas somente em ocasiões especiais.

   Posso dizer que o decorrer da história foi simplesmente incrível. Cada detalhe e apresentação foram muito bem narradas. Creio que esse momento foi especial, pois - mesmo que não tenha tido nada demais até essa parte -, conhecemos cada personagem e mergulhamos profundamente na história.



   Érico descobre coisas que não imaginava que o seu primo Michael sabia. Mas ele se surpreende com as histórias que o garoto lhe conta.

   Primeiramente ele descobre a existência de uma família polonesa, na qual morava em uma grande casa na rua Severin. A família tinha diversos empregados, contando com sua tia Bárbara e seus dois primos, no qual ainda eram pequenos para trabalhar.

   A família era composta por sete filhos, a esposa e o marido, no qual era dono de uma lavoura e uma de uma grande fabrica no município vizinho. A história do polonês foi contada por Michael, no qual foi o garoto que mais sofreu em sua família.

   "Por mais que gostássemos de histórias assombrosas, aquela já tinha ido longe demais."

   Sofreu? Sim! O polonês era uma pessoa cheia de rancor e sem coração. Ele achava certo punir seus empregados de formas cruéis, mesmo que estes não houvesse feito algo para merecer. O pior era que não somente ele fazia maus tratos aos seus empregados,mas também indicava jovens empregados que confiava para fazer esses atos.

   Toda a família polonesa foi assassinada. O que impressiona é a sabedoria de Michael em relação a como as mortes acontecem. Éric achava que tudo poderia ser algo da cabeça de Michael, mas descobre que não é quando os fantasmas aparecem...




   Éric descobre que há fantasmas na casa da tia bárbara através de seu primo Brendon. Segundo ele, os fantasmas eram os filhos do polonês. Ele não sabia o porque eles apareciam para ele e para Michael. Éric então descobre que não é uma mentira quando vê com seus próprios olhos um deles.

   Ele, curioso, decide ir até a casa da rua Severin. Com bastante excitação os outros guris aprovam a visita.

   "A sensação de medo ao ver a casa era muito mais intensa do que apenas ouvir as bobiças sobre ela."
   
   Então Éric, sua irmã Kethelyn, seus primos Brendon e Michael, e a amiga de seus primos, na qual ele demonstra bastante interesse, chamada Abigail decidem ir visitar a casa dos Severins e tentar entender esse grande mistério.

   Lá os fantasmas decidem fazer um grande reboliço de tirar o folego do leitor. Parte dos mistérios vão se revelando e os assassinatos dos Severins vão ganhando vida novamente.



   O livro me deixou bastante empolgado para lê-lo assim que terminei de ler seu primeiro capítulo, mas assim foi até o fim. O mistério deixa o leitor apreensivo no livro e tentando tirar suas próprias conclusões. Cada pagina foi devorada rapidamente para que eu conseguisse entender realmente esse grande mistério.

   O narrador é Éric. Confesso que poucos livros em primeira pessoa me envolverão tanto quanto esse. A narração é suave para o leitor, mas ao mesmo tempo é bastante informação para poucas paginas. A quantidade de informações, mas nunca o suficiente é algo que poucos livros possuem e poucos autores sabem abordar.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM:

11 comentários

  1. Muito boa a resenha Michael. Acredito que o Leonardo irá adorar. Esse livro é um dos melhores dele, foi muito bem elaborado. Forte abraço!

    Marcas literárias
    leootaciano.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii Michael

    Não conhecia esse livro, achei a historia interessante, gosto de mistérios mesclados com esse toque sobrenatural. Eu geralmente gosto muito da narrativa em primeira pessoa, por isso acho que não teria nenhum problema tb com essa narrativa da história.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro. Adorei a história, já estou com vontade de ler.
    Gostei do blog e já sigo. Se puder seguir de volta, agradeço.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá Michael, sou grato a você por mais esta resenha de um de minhas obras Literárias,obra está que julgo ser a de melhor estrutura e desenvolvimento que já escrevi. Fico feliz que tenha gostado do livro e entendido o núcleo dos personagens,pois cada um, como você mesmo observou, tem sentimentos próprios e passa ao leitor um gama de reflexões.

    Obrigado pelo capricho ao aclarar para os seguidores, o corpo do enredo. Obrigado também pelos elogios tecidos a obra e a mim. Parabéns pela resenha. Espero que tenha a oportunidade de ler o volume 2 da trilogia e se empolgar com as novidades.

    Abracao meu amigo, valeu mais um vez.

    :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Michael!
    Muito legal, este livro parece deixar o leitor bem aflito por sua quantidade de mistérios. Gostei de saber que te agradou tanto, é tão bom quando encontramos um livro que causa esse misto de sensações na gente, né?
    Beijo
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir