Resenha: Tristes Finais Para Começos Infelizes (Parte I)

15:41


    Quais são os começos infelizes que podem ocasionar tristes finais em nossas vidas? Um desabafo impulsivo. Um pedido insólito. Um comentário tolo. Uma confissão. Não, duas. Gatilhos que fazem desandar histórias de amor, desejo e amizade. Daí o que poderia ser o apanhado de bons momentos em instantes transforma-se em situações irreparáveis: ciúme, traição, vingança. Raul Otuzi nos brinda com 25 contos que revigoram a literatura nacional, mostrando-se um sagaz observador dos relacionamentos humanos, de seus abusos e absurdos. Pitadas de ironia e sarcasmo, pontuados por diálogos cortantes, desafiam a imaginação do leitor. Tramas que causam taquicardia rumo ao seu imprevisível final. Alguns desfechos, quase secos, levam a fantasiar o prolongamento das histórias — objetivo que somente os bons textos tendem a cumprir. Leia e tente não se envolver; tente não se enxergar nas narrativas; tente não se desconcertar com o modo como tudo termina.


   Hoje venho resenhar o livro Tristes Finais Para Começos Infelizes, porém decidi resenhar conto por conto e depois dar a crítica sobre o livro. Como são muitos contos, vou dividir a resenha em duas partes. A resenha parte II você encontrará AQUI em breve.

         O primeiro conto do livro traz uma história envolvendo uma traição. Lídia se indigna com seu marido por achar que ele à traiu. Sua reação é procurar a satisfação que ele não dá a ela, pois ele nem se quer se mexe do lugar. Todo seu ódio ela coloca para fora, aquilo não poderia ficar assim!

       O Silêncio de Uma Inocente é um conto que narra a história de Célia. Ela é uma dona de casa que, por mais que tente, nunca consegue agradar ao seu marido mau humorado e zangado. Water está sempre criticando e humilhando sua esposa, que nem abre a boca para se defender. Sempre ao chegar do trabalho já reclama de alguma coisa boba, mas aquele dia não estava ao seu favor.

      No terceiro conto, Figueiredo já se cansou das mulheres de sua vida, pelo ao menos das loucas que Lima o tentava arrumar. Uma pior que a outra. Dessa vez ele havia passado dos limites, queria lhe enfiar uma mulher casada. Figueiredo não teve escolha com as características que Lima o passará sobre ela por telefone. Marcaram todos um encontro em um bar e a situação foi dramática.

   
   Jáder acordou com aquela vontade incontrolável de comer pudim, mas não sabia que uma visita o esperava. Se ele ao menos soubesse quem era aquela garota já estaria de bom tamanho. Mas aquela garota misteriosa insistia em dizer que conhecia velhas amigas dele, e nem mesmo delas ele se lembrava. Após um tempo de conversa ela queria lhe fazer um pedido. Ele por sua vez, concluiu sozinho o que ela queria e então ela o lembrou de mais um nome. A situação fica tensa e algo ruim pode acontecer naquela noite deliciosa para comer pudim.

    Um dia perfeito para tomar refrigerante é um daqueles contos que te faz chorar de rir. Conta a história de Jonh, que enjoando acorda e vai simplesmente tomar um refrigerante. Não encontra nenhum refrigerante na geladeira, mas sim diversas garrafas de cerveja. Sua casa estava uma zona e havia uma camisola nela. Estava escrito provavelmente um número de um telefone e um nome: Gabriel. O que ele fizera?




    Presente grego narra a história de Renato e de Fernanda. Renato chama Fernanda para lhe dar um presente, mas Fernanda odiava salto alto. O presente só poderia dar confusão, apesar de Fernanda fingir gostar. O conto é pequeno, mas super divertido.

    Posso te dar um beijo? Esse é um conto sobre um tarado que estava praticando assédio com sua própria filha, uma criança. Tentando compra-la com doces o tarado lhe pede um beijo. A criança com medo de seu pai começa a cair e choro. O final é algo imprevisível, porém muitíssimo merecido.
       Cara de um, focinho de outro. Esse conto narra a história de Donald e Margô. Um casal completamente apaixonado, até ele conhecer o pai dela. O pai de Margô tinha a cara do assassinos do pai de Donald. Margô, prezando pelo amor deles, decide mandar seu pai fazer uma cirurgia e mudar de rosto.

   Duas confissões, um cataclismo nuclear. Essa história é bem divertida. O marido de Flávia nunca a chamava para conversa, mas dessa vez foi diferente. Flávia era uma mulher muito vaidosa e estava pintando a unha. A questão é: Ele tinha duas coisas para falar para ela. A primeira coisa era que ele não sabia realmente se era homem, uma confissão muito estranha. O problema seria a segunda!

   O livro é bem legal, os contos que resenhei hoje são bem suaves e a escrita é bem dinâmica. Cada um desses contos me divertiu muito. Sem contar na sua diagramação linda, cada começo de capítulo com uma arte linda.

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM:

12 comentários

  1. Oi Michael.

    Adorei a resenha dos contos e sua ideia de dividi-los. Tenho me surpreendido muito com os livros do selo "Talentos da Literatura Brasileira", então este também deve ser bem legal.

    Beijo
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Michael.
    Eu já tinha visto esse livro anteriormente, mas não me interessei por ele. Não sou muito de ler livros de contos. mas que bom que gostou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi
    gosto de ler contos, ainda não tinha lido esse livro e ele parece ser bom e ainda com ilustrações bonitas pelo que vi nas fotos, to com um livro de contos aqui também só que nem sei quando vou ler.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Michael!
    Eu adorei o livro e não conhecia. Amo contos e essas ilustrações estão lindas. Vou buscá-lo para ler.
    Aguardo a segunda parte.

    ABraço.
    Diego, Blog Vida & Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com
    Instagram: @vidaeletras (tem SORTEIO do livro "OS BOns Segredos", da Sarah Dessen).

    ResponderExcluir
  5. Opa, valeu pela resenha, Michael.
    Quem quiser saber mais sobre o livro: www.tristesfinaisparacomecosinfelizes.com
    E sobre mim: www.facebook.com/raul.otuzi.escritor

    Abraços!

    ResponderExcluir