PARCERIA: COMPANHIA DAS LETRAS

13:26


O ano de 2018 começou bem especial. O nosso tão querido blog, 'SUBMUNDOS LITERÁRIOS' foi selecionado para o time de parceiros da 'COMPANHIA DAS LETRAS'.  Não é demais?

Submundos literários + Companhia das letras = Resenhas e primeiras impressões que todos querem conferir!

Estamos animadíssimos com a nova parceria e pela possibilidade de conseguir, junto ao grupo, fomentar ainda mais o desejo de vocês, nossos queridos leitores,  por livros.

E se é para citar desejo, eu não posso deixar de trazer a minha Wishlist  da COMPANHIA DAS LETRAS para você conferir!

Paulo Leminski foi corajoso o bastante para se equilibrar entre duas enormes onstruções que rivalizavam na década de 1970, quando publicava seus primeiros versos: a poesia concreta, de feição mais erudita e superinformada, e a lírica que florescia entre os jovens de vinte e poucos anos da chamada “geração mimeógrafo”. Ao conciliar a rigidez da construção formal e o mais genuíno coloquialismo, o autor praticou ao longo de sua vida um jogo de gato e rato com leitores e críticos.Se por um lado tinha pleno conhecimento do que se produzira de melhor na poesia - do Ocidente e do Oriente -, por outro parecia comprazer-se em mostrar um “à vontade” que não raro beirava o improviso, dando um nó na cabeça dos mais conservadores. Pura artimanha de um poeta consciente e dotado das melhores ferramentas para escrever versos.Entre sua estreia na poesia, em 1976, e sua morte, em 1989, a poucos meses de completar 45 anos, Leminski iria ocupar uma zona fronteiriça única na poesia contemporânea brasileira, pela qual transitariam, de forma legítima ou como contrabando, o erudito e o pop, o ultraconcentrado e a matéria mais prosaica. Não à toa, um dos títulos mais felizes de sua bibliografia é Caprichos & relaxos: uma fórmula e um programa poético encapsulados com maestria.

Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável. A capacidade do autor de explorar uma psique doentia é impressionante – e o mergulho psicológico não impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão. Capaz de manter os personagens em tensão permanente e pródigo em diálogos afiados, Raphael Montes reafirma sua vocação para o suspense e se consolida como um grande talento da nova literatura nacional.


Protagonista e narradora de Hibisco roxo, a adolescente Kambili mostra como a religiosidade extremamente “branca” e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O pavor de Eugene às tradições primitivas do povo nigeriano é tamanho que ele chega a rejeitar o pai, contador de histórias encantador, e a irmã, professora universitária esclarecida, temendo o inferno. Mas, apesar de sua clara violência e opressão, Eugene é benfeitor dos pobres e, estranhamente, apoia o jornal mais progressista do país. Durante uma temporada na casa de sua tia, Kambili acaba se apaixonando por um padre que é obrigado a deixar a Nigéria, por falta de segurança e de perspectiva de futuro. Enquanto narra as aventuras e desventuras de Kambili e de sua família, o romance também apresenta um retrato contundente e original da Nigéria atual, mostrando os remanescentes invasivos da colonização tanto no próprio país, como, certamente, também no resto do continente.


D. Pedro II governou o Brasil por quase meio século, de 1840 até a proclamação da República, em 1889. Durante todo esse tempo fez de tudo para se adequar ao padrão de equilíbrio e austeridade do governante perfeito, sempre racional e dedicado aos interesses do país. Mas, em privado, Pedro d'Alcântara passou a detestar cada vez mais as solenidades públicas e viver o exercício do poder como um fardo.É essa figura contraditória, ao mesmo tempo majestática e rebelde, que José Murilo de Carvalho descreve nesta biografia que vai muito além do retrato convencional do imperador imponente, com suas longas barbas brancas e seus penetrantes olhos azuis. Ser ou não ser era o dilema de um homem que oscilava entre a coroa imperial de d. Pedro II e a cartola comum de Pedro d'Alcântara. Dando igual atenção a ambas as facetas do monarca, o historiador o revela como uma personalidade complexa e torturada entre o dever e o desejo, o Estado e as paixões pessoais.Por um lado, ficamos assim conhecendo a atuação política de um monarca que procurou manter a moderação nas lutas políticas do seu tempo, teve a coragem de preservar a liberdade de imprensa e conduziu o Império à vitória na Guerra do Paraguai. Por outro, vem à tona a figura de um homem tímido, oprimido pelo próprio poder, às vezes inconformado com os sacrifícios pessoais que lhe eram exigidos e, sobretudo, nem sempre capaz de conter suas paixões - como a que por décadas o ligou à preceptora de suas filhas, a condessa de Barral.


Logo que foi lançado, O diário de Bridget Jones conquistou uma legião de fãs e se tornou a voz de toda uma geração de mulheres modernas, de trinta e poucos anos, divididas entre a esperança de encontrar o verdadeiro amor e as frustrações dessa busca. Mulheres que, como Bridget, precisam se desdobrar entre as realizações profissionais e os cômicos percalços que mancham seu currículo, entre as exaustivas demandas familiares e as farras com amigos, entre os cuidados com a silhueta e o prazer de devorar cinco barras de chocolate antes do café da manhã.Catorze anos após o último livro, Bridget Jones: No limite da razão, nossa heroína retoma seu diário abandonado e mostra que continua a mesma, e ainda mais viva - e ativa - do que nunca. O tempo se encarregou de trazer à sua vida outros dramas e dilemas, mas não levou embora seu jeito estabanado e a personalidade luminosa sem a qual ela não poderia enfrentar os momentos comoventes que a aguardam. Além de não descuidar da balança e manter-se longe dos cigarros, agora ela também precisa se preocupar com sites de relacionamentos, o número de seguidores no Twitter e os perigos de trocar mensagens de texto depois de algumas taças de vinho.Ainda às voltas com os amores, Bridget tropeça em novas confusões e tenta em vão se esquivar das gafes que ajudaram a consagrá-la como uma das personagens mais divertidas da literatura feminina contemporânea, enquanto figuras antigas e recentes desfilam por sua vida - sobretudo um garoto misterioso que vem para balançar seriamente suas certezas.Bridget Jones: Louca pelo garoto traz um desfecho inesperado para a história que já conhecemos, sem deixar de abrir portas a outras aventuras. Leitura obrigatória para qualquer mulher de hoje, o romance é um retrato fiel e bem-humorado das tribulações ao mesmo tempo trágicas e risíveis que compõem nosso dia a dia.


Aos 37 anos, a recém-divorciada Vanessa está no fundo do poço. Deprimida, morando no apartamento de sua tia, ela não tem filhos, dinheiro ou amigos verdadeiros. Ao descobrir que Richard, seu rico e carismático ex-marido, está prestes a se casar de novo, algo dentro de Vanessa se quebra. A partir de agora, sua vida irá revolver em torno de uma única obsessão: impedir esse matrimônio. Custe o que custar.Na superfície, Nellie se parece com qualquer outra jovem bela e sonhadora que veio para Manhattan começar sua tão sonhada vida adulta. Mas a personalidade tranquila que ostenta é apenas uma fachada. Em sua mente, perdura um segredo que a fez fugir de sua cidade natal e que a impede de caminhar em paz quando está sozinha.Ao conhecer Richard – bem-sucedido, protetor, o homem dos sonhos – ela finalmente começa a sentir-se segura. Ele promete protegê-la de todos os males, para o resto de sua vida. Mas, de repente, ela começa a receber ligações misteriosas. Fotografias em seu quarto são movidas de lugar. O lenço que ela planejava usar em seu casamento desaparece. Alguém está perseguindo-a, alguém quer o seu mal. Mas quem?

E para adquirir qualquer um desses livros é só ir no site do grupo editorial Companhia das Letras. Ou ainda, acessar sites como o da Amazon e os das melhores livrarias do país!

Agora, pode dizer para mim.... Essa minha wishlist não é um arraso?

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM:

25 comentários

  1. Já é a segunda essa semana, Lud! ♥ Estou muito feliz pelo blog. Quero muito ler Dias Perfeitos também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou muito feliz pelo blog e feliz por ter algo da minha lista que também está na sua.

      Espero que consigamos ler algum livro desse autor maravilhoso.

      Excluir
  2. Oi
    parabéns por essa nova parceria, espero que ela seja bem proveitosa pra você e que traga muitas resenhas.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Acredito é faremos a nossa parte para que seja! Sera o máximo trazer as novidades e resenhar os títulos da Editora.

      Beijos e obrigada pela visita

      Excluir
  3. Oi Ludmila, como vai?
    Parabéns pela parceria! Que seja de muito sucesso!
    Bjus
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!

      Estamos realmente felizes com essa parceria !

      😍

      Beijos

      Excluir
  4. Hello! Tudo bom?
    Parecem ser leituras bem interessantes.
    Obg por comentar lá no blog.
    Volte sempre !

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu estou apaixonada por essa minha wishlist.

      De nada, espero voltar cada vez mais ao seu cantinho.

      Beijao

      Excluir
  5. Minhas felicitações pela parceria Ludmila! Assim como você, também amo os livros da Companhia das Letras e já tive o prazer de ler Dias Perfeitos e O Diário de Bridget Jones, por sinal, livros excelentes. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente eles arrasam muito! Trabalho impecável e titulos assina... Maravilhosos!

      Obrigada pela visita 😘

      Excluir
  6. Meus parabéns pela parceria! Sucesso a todos da equipe do blog e que venham muitas leituras! =)

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
  7. Oie,

    Parabéns pela parceria! Desejo muito sucesso para vocês.
    Aguardo futuras resenhas rsrs.

    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Futuras resenhas lindas nos aguardam 😍💖.

      Beijos e

      Muito obrigada pela visita!

      Excluir
  8. Oii Ludmila! Tudo bom?
    Parabéns pela parceria! Fico muito feliz quando blogs literários conseguem a tão sonhada parceria com editoras! Espero que no próximo, depois de me dedicar mais ao blog esse ano, eu consiga também!
    E sim! A sua wishlist é mesmo um arraso! <3

    https://sonhoinverossimil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou da minha Wish!

      Sim, com certeza irá conseguir. A dedicação e empenho e tudo. E você tem feito um ótimo trabalho.


      Obrigada pela visita.

      Bjs

      Excluir
  9. Parabéns pela Nova Parceria!

    O Blog da Fênix agora é Cobaia Amiga! Para comemorar a mudança estou sorteando um presentinho para uma leitora lá no blog: http://www.cobaiaamiga.com/2018/01/sorteio-kit-cabelos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E parabéns à você pela mudança! Muita sorte!

      Falou em presentes, eu já amei.


      Obrigada pela visita 💖

      Excluir
  10. Respostas
    1. Muito obrigada, Michael 💖😍

      Feliz com a sua visita 💖

      Excluir
  11. Ei! Tudo bem?

    Que parceria incrível! Aposto que vai ser muito legal para o blog e nós (leitores) iremos amar ler as resenhas e suas primeiras impressões! Fico muito feliz por vocês :) Parabéns!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem sim!

      Tenho certeza que será uma parceria muito importante para vocês leitores e que vai de acordo com a missão do blog em sua fundação.

      Muito obrigada pelo apoio.

      Beijos

      Excluir
  12. Ebaaa! Quero muito Dias Perfeitos também e A Mulher entre nós <3
    Post ótimo :D
    Katerine Grinaldi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😍

      São títulos maravilhosos!

      Obrigada, Kate.

      Beijos 💖

      Excluir
    2. 😍

      São títulos maravilhosos!

      Obrigada, Kate.

      Beijos 💖

      Excluir